Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Qualidade de vida no trabalho - QVT

Segundo a Organização Mundial da Saúde, Qualidade de Vida é um conjunto de percepções individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem, e em relação a suas metas, expectativas, padrões e preocupações.
A maior parte de nossa vida é passada em ambiente profissional. Desta forma, grande parte do que acontece nesse ambiente irá influenciar no seu comportamento, rendimento e principalmente na sua saúde. Um ambiente de trabalho com qualidade proporciona segurança, motivação, desenvolvimento pessoal e profissional para o colaborador.
A qualidade de vida no trabalho é dado pelo nível de satisfação que o funcionário tem com o seu ambiente corporativo e com as atividades exercidas. Um trabalhador que esta satisfeito com a empresa que trabalha, se torna mais motivado, produtivo, criativo, saudável e inovador, promovendo assim mais lucros e benefícios para a empresa, uma vez que se torna mais enérgico e produtivo.
Basicamente a QVT envolve todo um conjunto de ações que, quando colocadas em pratica, tornam o ambiente de trabalho agradável e promove inovações e melhorias na empresa que beneficiam toda a equipe.

            Lembre – se deve haver um equilíbrio entre vida e trabalho, para que o funcionário não seja prejudicado.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

A importância do Networking


Inicialmente vamos começar com uma breve explicação do “O que é Networking?”. Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. O networking é uma ferramenta do marketing pessoal que depende muita da habilidade social de alguém. Para estabelecer uma boa rede de contatos é preciso ser eficiente no âmbito dos relacionamentos interpessoais, e por isso o networking é muitas vezes trabalhado no coaching. É importante salientar que networking não é apenas para conseguir novos contatos, mas também é saber manter os contatos que já fez no passado. Além disso, no networking é mais importante a qualidade do que a quantidade dos seus contatos. Atualmente o mercado de trabalho exige do profissional muito mais do que apenas formação acadêmica e experiência profissional, pois o mercado de trabalho está repleto de trabalhadores com qualificações semelhantes em busca das mesmas oportunidades. O diferencial hoje, para um profissional ingressando no mercado de trabalho ou para aqueles que buscam estabilidade em seu negocio é uma boa rede de contados, ou seja, um bom networking.
A criação e ou a manutenção do networking confiável e construtiva não funciona apenas para uma promoção pessoal e visibilidade no mercado de trabalho, pode ser utilizada também como uma forma de agregar maior conhecimento e criação de perspectivas pessoais. 
Entretanto é muito importante entender que o investimento na construção de um bom networking não se trata de burlar de alguma forma as regras do processo seletivo ou estabelecer relações movidas simplesmente por interesse. É de suma importância ter em mente que o networking funciona como uma via de mão dupla, em que deve ocorrer a troca de informações, conhecimentos, indicações, de forma natural, pois esta ajuda mútua é o que traz os benefícios reais aos profissionais com uma boa rede de contatos.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Cause boa impressão nas entrevistas

No geral as entrevistas estão fundamentadas em 3 tópicos: vida familiar, social e profissional. A primeira impressão é a que fica, você nunca terá uma segunda chance. 
Quando chegamos em uma empresa ou agencia de emprego para realização de entrevista e ou dinâmica, devemos nós lembrar que estamos sendo avaliados desde  o momento da chegada até a hora que vamos embora. A impressão que causamos nós recrutadores e outras pessoas da empresa faz toda a diferença, pois alguns recrutadores podem perguntar ao pessoal da empresa sobre você.
Então vamos nós atentar a alguns itens importantes, que nós ajuda a causar boa impressão:
Aparência: É importante que você vá para as entrevistas bem vestido, bem arrumado. Você deve utilizar de roupas e acessórios discretos e harmoniosos, nada de excessos. 
Educação: A maneira de entrar na sala, de cumprimentar, de se portar e de se expressar serão avaliados atentamente junto com seu conhecimento profissional e grau de instrução. 
Pontualidade:Cheguem para a entrevista com uns 10 minutos de antecedência, não se atrasem, pois isso concerteza pode demonstrar ao recrutador que você não tem responsabilidade com seus compromissos agendados. 
Celular: A partir do momento que chegar na empresa e ou agencia, mantenha seu celular desligado  ou silencioso. Não há nada mais desagradável do que no momento da entrevista o celular começar a tocar.
Faça perguntas inteligentes: É importante conhecer sobre a empresa, então faça uma pesquisa. Faça perguntas coerentes.
Faça contato visual: Mantenha contato visual com o entrevistador, nada de ficar olhando a sua volta enquanto realiza a entrevista. Pois através deste contato você mostra confiança e interesse.

Lembre - se as empresas esperam do candidato:
- Uma boa apresentação;
- Desinibição: não sentir-se intimidado (a) ou nervoso (a) (Mas não leve ao pé da letra a frase "fique à vontade");
- Determinação de ideais e perspectivas profissionais;
- Confiança pessoal e profissional;
- Competência, motivação, espiritualidade;
- Tenha ambição, mas moderada. Nunca vá com muita sede ao pote. A ambição, quando muito transparente ou, como meta e objetivos, pode assustar.



domingo, 25 de outubro de 2015

Você sabe trabalhar sobre pressão?

Esta é uma das questões mais utilizadas em entrevista de emprego, na qual a grande maioria dos candidatos não sabe como responder.
Inicialmente o candidato se auto questiona: Que tipo de pressão? Com vários chefes mandando ao mesmo tempo? Trabalhar mais do que 10 horas por dia? Devo fazer alguma atividade não licita?
Alguns candidatos com medo que sua resposta o leve a ser desclassificado do processo seletivo, simplesmente respondem que sim, achando que esta resposta será o suficiente.Talvez para um recrutador inexperiente sim, porem para um recrutador mais experiente, diante de tal reposta irá solicitar para que o candidato relate alguma situação de pressão que tenha passado.
Então ao se deparar com este questionamento o candidato fica em um dilema, falo a verdade ou minto e vejo até aonde consigo me manter neste emprego?
A quem diga que não ficamos estressados  pelo quanto de trabalho temos a fazer, e sim pela maneira como olhamos esta quantidade e como reagimos a ela. Então lembre -se, autoconhecimento é a chave para responder esta pergunta. Sendo assim, mantenha a calma e responda sinceramente, mesmo que seja uma resposta negativa.