Inicialmente vamos começar com uma breve explicação
do “O que é Networking?”. Networking é uma palavra em
inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. O networking é uma ferramenta do marketing pessoal que depende
muita da habilidade social de alguém. Para estabelecer uma boa rede de contatos
é preciso ser eficiente no âmbito dos relacionamentos interpessoais, e por
isso o networking é
muitas vezes trabalhado no coaching. É importante salientar que networking não é apenas para conseguir
novos contatos, mas também é saber manter os contatos que já fez no passado.
Além disso, no networking é
mais importante a qualidade do que a quantidade dos seus contatos. Atualmente o
mercado de trabalho exige do profissional muito mais do que apenas formação
acadêmica e experiência profissional, pois o mercado de trabalho está repleto
de trabalhadores com qualificações semelhantes em busca das mesmas
oportunidades. O diferencial hoje, para um profissional ingressando no mercado
de trabalho ou para aqueles que buscam estabilidade em seu negocio é uma boa
rede de contados, ou seja, um bom networking.
A
criação e ou a manutenção do networking confiável e construtiva não funciona
apenas para uma promoção pessoal e visibilidade no mercado de trabalho, pode
ser utilizada também como uma forma de agregar maior conhecimento e criação de
perspectivas pessoais.
Entretanto
é muito importante entender que o investimento na construção de um bom
networking não se trata de burlar de alguma forma as regras do processo
seletivo ou estabelecer relações movidas simplesmente por interesse. É de suma importância
ter em mente que o networking funciona como uma via de mão dupla, em que deve
ocorrer a troca de informações, conhecimentos, indicações, de forma natural,
pois esta ajuda mútua é o que traz os benefícios reais aos profissionais com
uma boa rede de contatos.
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